Portal Espirita
 
   Portal Espirita L.E.M.A.
    Legião Espiritual e Material de Ajuda
    Desde Janeiro de 2000

 


Membros
      Mapa   Mapa
 Muitos irmãos ao contatarem a filosofia da doutrina espirita kardecista, se encontram, se afinam com ela e com seus preceitos de caridade reconhecendo o bom senso e a justiça da lei do retorno, da ação e reação, causa e efeito, base de toda dor ou felicidade que vivemos no presente ou viveremos no futuro.

A partir dai despertam e percebem que tudo advem do merecimento e que somente o dar de si pode prove-lo na totalidade.

No entanto esses irmãos tendem a protelar essa iniciativa culpando a falta de oportunidade, falta de tempo ou mesmo os recursos materiais, intelectuais, dons naturais, sensibilidade mediunica e uma extensa fila de outros motivos.

Num primeiro momento procede, se mostra muito justo e aceitvel tais prerrogativas, mas gostaria de aproveitar estas linhas para que refletissemos sobre, a partir de exemplos que tivemos ao longo da histria.
Em ordem descrecente vamos encontrar Jesus Cristo, a meu ver, o ser encarnado que mais doação realizou, talvez nunca recebe-se tanto de um unico ser.
Ao menos o que nos conta os registros de escrita e as comunicações dos mentores amigos, Jesus Cristo nada tinha de seu em bens materiais, nenhum QI altissimo, nenhum dom artistico ou profissional em especial e, mesmo seus dons de cura, sensibilidade mediunica, projeção etc. somente se deu em grande escala a partir de maior idade.

H registro que o mestre em parte da sua vida, não entendia seu sentimento de busca, a sensação de algo a ser feito, o amor profundo as pessoas, no entanto, jamais deixou de buscar o caminho. Ou seja, o maior doador que conhecemos, pouco tinha para doar e mesmo quando o fez, foi através da palavra, da imposição da mão, e acima de tudo o amor pelo outro, porque somente o amor é capaz de dotar um ser encarnado ou não de capacidade de cura seja material ou espiritual.
Tomando como base o exemplo do mestre j podemos notar que assim como ele, nada nos falta parsa doação de igual teor.

Por outro lado você então diria que o mestre viveu em uma época que difere da nossa, que não tinhas filhos, esposa ciumenta, doença em familia, que veio em missão e portanto era privilegiado porque Deus o tinha de mãos dadas e que deixou sua familia para viver apenas em função do objetivo do seu reencarne.
Tudo bem, faz sentido.
Mas ns temos algo que ele não tinha na época, temos uma mquina que nos liga ao mundo todo sem que seja necessrio sequer sair do comodo da nossa casa. Essa mquina permite a reunião de pessoas em tempo real e exposição de ideias, de palavras escritas capaz de levar sensação de alivio e consolo, amor e fé a baixo custo tanto monetrio quanto de tempo, 30 minutos ao dia j seria o bastante.

Mesmo assim, você diria que h irmãos que não tem o acesso por falta de recurso financeiro, também é justo e compreensivel, no entanto, h de se lembrar que a maior doação não é a material, a escrita apenas, mas o dar de si, e o dar de si inclui um simples pensamento de amor para o outro, de desejo interno e sincero de que ele receba amor universal, que receba luz em seu caminho e que portanto, pode ser praticada 24 ao dia a qualquer momento em qualquer lugar, seja no local de trabalho, no transporte coletivo, no volante do veiculo, numa sala de espera aguardando uma consulta, numa fila qualquer.
Todo tempo é tempo de praticar essa elevação que s nos traz luz e melhora em todos os sentidos, porque atraimos aquilo que emitimos.

Você reflete sobre sua vida, o que tem feito dela e sente internamente que precisa começar esse processo, mas protela, "empurra com a barriga" e os dias vão passando, seu tempo de vida fisica se torna menor e a oportunidade de evolução diminui nesta passagem e cada dia que vai leva consigo a grande chance que você teve e que perdeu por conta de afazeres terrenos menores que ficarão na terra e perdido no tempo porque somente levar consigo o que deu de si.

Um ombro amigo, uma atenção para o outro, uma palavra de conforto, de motivação, de força e acima de tudo uma prece de coração, todos podem dispor, mesmo quando todo o corpo est doente e sem movimento qualquer ainda existe o pensamento, a mente que tem força e produz.

Seres como Madre Tereza, Ghandi, chico xavier e também outros desconhecidos da grande massa, tudo deram, possuindo muito pouco, quase nada.
Ser que você ainda não tem o que doar?

Lando.

 Comentários antigos (Total: 24 )

Ninguém é tão rico que não precise, e nem tão pobre que não possa dar.Devemos ter consciência de que o ato de doar constitui uma forma de liberar o esprito do apego ao mundo fsico. Quando uma pessoa ainda é fortemente apegada a seus bens materiais, fica esperando favores em troca de suas doações.

Libertando-nos de bens materiais que amamos muito, estaremos criando um novo canal de abundância e prosperidade em nossas vidas.

Lembrando àqueles que dizem não terem tempo suficiente, Madre Tereza, Ghandi, Chico Xavier, Betinho... Tiveram as mesmas 24 horas por dia que ns temos.

Amei esse artigo. Que Jesus o ilumine para continuar nos esclarecendo.


Que todas essas doces palavras possam florescer nos corações ainda adormecidos, fazendo prosperar o equilbrio necessrio para a continuidade da caminhada, durante essa nossa passagem efêmera e edificante.

 


sensvel no ar a metamorfose temporal pensante planetria, principalmente no comportamento dos movimentos sociais brasileiros j mais conscientes. Haja visto a movimentação patrocinada pela regeição da "emenda três". Não pelo contedo da emenda, mas, pelo movimento. O método da "observação com mente aberta" vê claramente aquilo que humanos que pertimiram serem "transformados de cidadãos" para "coleção de indivduos para o mercado" não conseguem enxergar. deixaram-se levar a crer que vidas podem ser transformadas em "produtos mercadolgicos". Ainda bem que isso não significa a realidade, sendo somente o que parece ser. 


        De suma importanca um site nesta ctegoria, sou iniciante e busco orientacoes e sesclarecimentos a dois estudo o espiritismo, me foi e é de grande valia ter encontrado aqui mensagens e informacoes precisas.

Gosto muito da frase: "Ninguém é tão rico que não precise, nem tão pobre que não possa ter". Tomei conhecimento dela num calendrio de banco quando fui vigia de estacionamento em 1987, acredito que tem muita vida nela, gostaria muito de saber quem realmente foi o autor original. Ficarei mui grato se receber tal informação. Abraço à todos e que Jesus nos abençôe.


sou principiante no CPU e achei por acaso(ser por acaso) estas paginas as quais são de grande ajuda a todos mesmos aos q ñ são espiritas continuem levando conhecimento ,alento aos coraçoes oprimidos . sou cardecista h 54 anos e sempre estou aprendendo e procurando mellhorar pensamentos e sentimentos tenho 85 anos e sempre aprendendo .Obrigada QUe JESUS os iluminem


- vi uma frase num centro espirita: "A UNICA COISA QUE PODEMOS DAR SEM TER A FELICIDADE"!...


Maravilhoso ! Toca muito nas pessoas,  irei lê-lo sempre para encontrar forçasno dia a dia.


Como doar sem ter ?
Se você estiver doando algo que não é seu isto é possvel ! Ou seja, se você for um intermedirio, um meio , um mediador, ou um medium para alguém ...
" dando que se recebe"
"A flor perfuma primeiro a mão que a carrega"

 

 


Este e O Donativo mais importante ,entre muitos outros que esta ao nosso alcance, doar conhecimentos.


DEUS MEU PRESISAMOS DOAR  MAS A VIDA E TAO AMARGA QUE AS VEZES ESQUECEMOS DESTE ATO DE AMOR AO PROXIMO A LUTA TERRENA E ARDUA EA COLHEITA DE DEBITOS E PENOSA MESMO ASSIM AMENIZAMOS NOSSO ERROS DO PASSADO  COM AMOR EDOACAO AO PROXIMO  ENTAO IRMAOS VAMOS DOAR AMOR PALAVRAS DE CONFORTO DE CARINHO DE CONSELHO E DE ESPERANCA DE OTIMISMO AO NOSSOS IRMAOS DO CAMINHEIRO TERRESTRE DRDR


DEVEMOS SEMPRE DOAR SEM TER, EU  VIVO ISSO NO MOMENTO, UMA PESSOA QUE TRABALHEI 21 ANOS FIZ SEI QUE TUDO QUE PUDE E O QUE NAO PUDE, MAS ELE NAO SOUBE VALORIZAR, HOJE SAIR DA EMPRESA DELE, E NAO ME PAGOU ALEM DE TUDO TODO DINHEIRO QUE TINHA EMPRESTEI A ELE, POR PENA DA SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRAVA, E ELE  SABE QUE NAO TENHO NINGUEM P/ME DAR SO DEUS, TENHO UMA FILHA DE 14 ANOS E MORO DE ALUGUEL, E NAO ESTOU EM CONDIÇÕES DE TRABALHAR PORQUE POR CONTA DO TRABALHO ,FIQUEI COM VARIOS PROBLEMAS DE SAUDE, FICO TRISTE POR EXISTIR UMA PESSOA TAO EGOISTA E INFELIZ, PORQUE ELE NAO PERCEBE QUE QUANTO MAIS ELE TIRA DAS PESSOAS A VIDA TIRA DELE, E NAO CONSEGUE VIVER, VIVE UM TERROR DE VIDA. MAS FIQUEI MUITO TRISTE POR CONTA DA SITUAÇAO QUE ELE DEIXOU-ME ESTOU PASSANDO POR DIFICULDADES COM MINHA FILHA SEM TER P ONDE IR SEM TER COMO PAGAR MINHAS CONTAS, MAS FACO ORAÇÕES P/ELE,  QUE DEUS ILUMINE SEU CAMINHO, SUA MENTE P QUE CONSIGA SE ENCONTRAR, INCLUSIVE ANTES DE SAIR CONVERSEI COM ELE P QUE PROCURASSE UM CENTRO ESPIRITA PARA PROCURAR AJUDA, M,AS ACHO QUE FICOU COM RAIVA DE MIM E EST FAZENDO TUDO P MIM VER SOFRENDO. ENTAO SE UM DIA EU PODER FAZER ALGO P AJUDAR ESSA PESSOA MAIS UMA VEZ , VOU FAZE-LO, MAS DE LONGE .

   


Sempre doei, mesmo sem ter nada. doei meu tempo, meu trabalho, meus talentos, mais nunca valorizei, pelo contrrio até me envergonhava de não poder contribuir financeiramente. este artigo me ajudou a valorizar mais minha missão.   


Ainda não paramos,para refletir que cada dia que renasce as dadivas nos chegam sem custo algum,a natureza e um grande livro aberto aos nossos olhos.Os pssaros nos oferecem melodias sem cobrar um centavo.Fontes cristalinas jorram constantemente em nosso beneficio.O Sol e manancial de energia que renova nossas alma diariamente.Ainda estamos longe de compreender tudo isto,mas,aos poucos vamos entender que necessitamos de avançar no conhecimento da Caridade,que alias esta alcance de todos ,


Paz e harmonia a todos.

Por vezes nos quedamos a pensar acerca da sicneridade daquilo que realizamos. Detemo-nos horas e horas analisando se nossa mente est em equilbrio, se nosso coração est amargurado e se nosso ser est em paz.

Se assim não estivermos ou nos sentirmos, eis que acreditamos que nada temos para doar, pois como transmitir mensagens ou palavras de conforto, se não nos sentimos confortados? Como transmitir mensagens de fé e perseverança, se intentamos desistir a cada pequeno obstculo que se nos apresenta?

E no entanto, eis que muitas respostas podem se delinear antes estes questionamentos.

Podemos sim nos sentir hipcritas, se encorajamos alguém a seguir avante, quando ns mesmos queremos desistir.

Talvez não estejamos encontrando dentro de ns aquilo que realmente temos. Talvez estejamos 'projetando' no outro aquilo que gostaramos de sentir ou rrealizar.

Nem todos são dados a palavras. nem todos são dados a grandes realizações ou movimentações, mas todos ns, de uma maneira ou de outra, temos dons e faculdades nicas, que de muito auxlio podem ser.

Não existe roteiro para doação. Não é porque o mestre curou que todos ns devemos nos sentir no dever de assim proceder. Assim procederemos sim, quando nossa fé não for tão frgil! Até l, doemos do que possumos e, com certeza, não é pouco!!

Obrigada pela oportundiade e pelo ambiente sério, fraterno e acolhedor!

A paz do Mestre esteja com todos!

 


A doação material ajuda muito no momento . A doação do ouvir,do olhar,do braço amigo,do sorriso sincero, marca o coração com as cores do arco-ris.(importância do ser )

Luz e paz !


Como é bonito tudo isso, e como é nobre poder dar sem ter e como é magnifico poder perdoar sem ser perdoado, (S.Francisco), me falta muito ainda para eu chegar a ser digno do perdão de Deus esse sêr imutavel e bondoso, mas sempre oro para que Ele em sua infinita bondade ajude as crianças que estão por vir e as que j estão aqui nesse planeta Terra.


Com certeza sempre temos algo para doar:um sorriso, um abraço, um olhar. Muitas vezes,  s precisamos,  ouvir uma  pessoa, sim penso q,  parar.. e ouvir, é também uma doação. Pois hoje em dia  est cada vez mais difcil, ouvir, escutar o semelhante. Conheço  pessoas boas mas guardam tudo, pois  um dia... poderei precisar, é o q dizem. Eu brinco, mas gente caixão não tem gaveta...... E Jesus nos ensinou,  est no Evangelho devemos fazer a caridade. Sem ostentação  com modéstia  nunca esperando recompensa, e q a mão esquerda não saiba o q faz a direita, doar amor, orações. e tantas.......outras. Que Jesus nos  Ilumine a todos ns, para melhorarmos cada  dia mais...Fique na Paz irmão timo texto!

Que a Paz de Jesus seja com todos!

Com base nos princpios e estudos espritas, todos encontrarão respostas para  vossas indagações, serão consolados e reconfortados, conforme o merecimento de cada um, às vezes, é necessario recorrermos a um recurso, que est ao alcance de todos, a " PRECE",  quando feita de coração, com  fervor, é um verdadeiro blsamo para a Alma,  é preciso  sempre fazer a caridade, de todas as maneiras, s assim estaremos progredindo, e ajudando os nossos irmãos a crescer também, " AMAR O PRXIMO COMO A TI MESMO"

Um amigo irmão.


 


Jesus Foi o maior e o mais dedicado a humanidade. Foi o maior exemplo que pisou a face da terra.Renunciou para ensinar, e despertar no terraqueo a centelha dvina do amor que o homem desconhecia desde o inicio da criação do planeta, porém a humanidade não quis segui-lo. Atualmente prepondera todos o sentimentos contrarios: o egoismo a falta de amor o prximo, a vaidade. O homem dotado de "inteligencia" busca o amor nas fragilidades do mundo, e esquece que tudo de bom provem dele se assim o quiser. Quando passar a olhar o prximo como irmão, com mais amor, ver que é realmente um ser atuante na histria da vida, que est fazendo alguma coisa de til para que o mundo seja um pouco melhor.  Estamo longe de sermos um Francisco de Assis. um Chico Chavier, prem começemos agora nunca é tarde e cada um de ns temos algo de bom a oferecer.


Irmao, uma simples palavra de conforto ja é o suficiente, visite semanalmente um asilo, um orfanato, um hospital, leve sua palavra de esperança e fe, estara doando amor!!!!


Irmao, uma simples palavra de conforto ja é o suficiente, visite semanalmente um asilo, um orfanato, um hospital, leve sua palavra de esperança e fe, estara doando amor!!!!!!!!!!!!!!!


Ficamos a citar estes expoentes da caridade e esquecemos daqueles que, sem  alarde, se dedicam à ajudar os necessitados,voluntariamente, quase em segredo. Confesso que eu não sabia que o campeão Nelson Sena(Ayrton Senna)(Nelson Piquet)??? tinha  uma Fundação para ajudar quem precisa. S depois de seu desencarne chegou ao conhecimento do pblico. H muitos famosos na TV , no Cinema, na Poltica, nas Artes em Geral, entre empresrios  bem sucedidos, benfeitores anônimos. Fazem questão de sê-lo. Sustentam ONGS pelo mundo afora com dinheiro, pessoas especializadas, missões, enfim todos os gêneros da caridade. Nem todos são cristãos. H benfeitores de todas as doutrinas polticas ou religiosas.  Dentro no nosso Congresso, tão manchado por sucessivos escândalos, existem pessoas que se dedicam à prtica do bem.  Eu sei de vrios. Não os cito aqui em respeito à sua privacidade. Entre militares, no Judicirio e no Executivo, h quem se dedique a esta tarefa anônimamente.  Duvidam? Investiguem como eu. Ficarão boquiabertos! H até polticos corruptos que praticam a caridade!!! H bandidods caridosos também. incrvel não? Nos Estados Unidos, Al Capone, o gangster dos gangsters, como gostam de dizer os americanos, era tido como  um benfeitor. Sustentava inmeras casas de caridade. Quando ele saia à rua , era cercado pelo povo que o respeitava. Tal como um poltico que conhecemos, haviam muitos processos cabeludos contra ele. Ele dizia:" intrigas de invejosos!  E o povo, especialmene o mais pobre, o idolatrava! Li , numa revista americana, "The Newyork times", que a Madre Teresa de Calcut sabia bem disto. E , se lhe ofereciam , aceitava o dinheiro sem perguntar de onde tinha vindo. E o empregava todinho na obra extraordinria de amparo aos miserveis. Certa vez, um estelionatrio famoso nos EUA, grande benemérito seu, chamou-a para testemunhar em seu favor, preso que estava e em julgamento, falando ao juri sobre o que ele tinha feito e que não era assim tão mau. A Madre não titubeou. Foi aos EUA, sentou no banco das testemunhas e confirmou tudo o que o marginal dissera. E ainda lhe disse: Deus lhe pague!

O estelionatrio foi condenado a uma pena muito mais branda.Qual jurado duvidaria de Madre Teresa de Calcut? 

S é  perdoado quem merece o perdão. Ou quem faz por merecê-lo.

Meu Deus! O que se deu comigo? Fiz uma mistura de Nelson Piquet com Ayrton Senna ne deu Nelson Sena. Não sei o Piquet faz um trabalho igual de  maneira  bem sutil. possvel que sim. H tantos que , famsos e ricos, colaboram em segredo. Por que? Eles têm suas razões. O que importa é que colaboram  com obras assistenciais praticando a caridade porque sabem que, sem ela não h salvação. Seja espiritual ou psicolgica. Não tem paz quem  tem muito e não reparte nada. Ficar cercado de espritos oportunistas  e malgnos a atorment-lo  todo o tempo.  Quem doa tem tranquilidade, este tesouro incalculvel. O mesquinho permanece s. E chorar nas noites sombrias a ausência de um s amigo sincero.  O Ayrton, como eu disse, por sua discreção rigorosa, não deixou, em vida, que soubéssemos sobre o esprito caridoso que mantinha uma Fundação.Eu não sabia. Creio que muitos também não. Nunca vi semelhante notcia na mdia. Que o Esprito Maior o tenha.


 


1384|Marilene em: 19/03/2012 - 15:42:15

Paulo Angelo,tudo bm com vo? verdade todos ns sofremos muito ainda devido a nossa prpria ignorncia,por ainda no compreendermos os ensinamentos de Jesus e sermos homens de pouca f e cairmos constantemente em tentaes.Podemos escolher maneira que vamos sofrer com resignao ou com revolta contra Deus e o mundo,nos fazendo de coitadinhos de vtimas ou olhar para cima e buscar a causa de nosso sofrimento com humildade e coragem para perceber onde foi que falhamos e mudarmos nossas atitudes,pensamentos e sentimentos.J sabemos que nos encontramos no mundo de provas e expiaes,somos espritos comprometidos com as leis divinas,falhamos muito em encarnaes passadas e agora estamos pela misericrdia do pai,tendo uma nova oportunidade de crecermos espiritualmente,moralmente,intelectualmente.Jesus veio deixou para todos ns o caminho para sequi-lo atravs de seus ensinamentos.E a doutrina esprita nos esclarece perfeitamente sobre nossas responsabilidades aqui no plano fsico e espiritual.Cabe todos ns agora fazermos a nossa parte para fazermos merecedores de mundos melhores,no isto que deseijamos? Vamos AMAR mais todos os nossos irmos sem distino,dar o melhor de ns com as melhores intenes sem deseijar nada em troca,estes so os sbios ensinamentos do mestre Jesus s nos basta coloca-los em pratica.Muita pz e lz para voc. Marilene...


Faca um comentario sobre este artigo






 [] Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
 []
 [] Deus no te Fez para sofrer!
 [] Eu fiz 5 mil abortos - Aborto
 [] Como doar sem ter?
 [] Sem aceitar o sofrimento, no encontramos a felicidade
 [] Suicidio
 [] Planejamento Reencarnatrio
 [] Recriando o paraiso na terra
 [] Introduo
 [] Mensagem de Ashtar Sheran Terra
 [] As contradies da Biblia
 [] Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
 []
 [] Deus no te Fez para sofrer!
 [] Porque pais matam filhos
 [] Florilgio Natalino
 [] Evangelho no lar
 [] Tragdias coletivas: por qu?
 [] Doena - como enfrentar?
 [] Divulgao da doutrina - O Dever da Propagao
 [] Carinho, Porque e quanto pagar por ele?
 [] A dor de Jesus
 [] Splica
 [] T me capturaste, Senhor
 [] Sananda: Sua histria atravs de Ashtar Sheran e Athena