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 O escritor Rubens Saraceni, babalorixá da umbanda e pesquisador de magia e espiritualismo, vem se destacando no mero por entender que a mQdiuuice não pode estar restrita a um ou outro Caminho Espiritual
- Alex Alprim


Rubens Saraceni nasceu em 1951, e há mais de 25 anos exerce sua mediunidade e faz seus estudos no campo da espiritualidade. Seus inúmeros livros já publicados são psicografados, ditados e orientados pelos Mestres da Luz. Sua jornada, segundo conta, foi iniciada no espiritismo de "mesa branca", passando posteriormente para a umbanda, onde se tornou babalorixá.

No entanto, como gosta de deixar bem claro, o universo da umbanda não é o único no qual ele se movimenta e realiza seus estudos, uma vez que o dom da mediunidade não pode estar
restrito a uma ou outra linha religiosa, doutrinária ou de pesquisas.

Recebendo a outorga dos planos superiores para iniciar pessoas em magia, também recebeu a autorização para começar a divulgar o que foi denominado "Magia Divina das Sete Chamas", que explica em seus livros.

Hoje com mais de vinte livros publicados, Saraceni é um dos autores mais procurados da editora Madras. Nesta entrevista, ele fala sobre seus estudos, sobre o aspecto teórico e prático da umbanda, magia e espiritualismo em geral.

Qual a relação entre a umbanda e as .mensagens espirituais ditadas pelos Mestres da Luz? Quem são os Mestres da Luz e como eles se encaixam na tradição umbandista?

Os Mestres da Luz são espíritos mentores da umbanda; são regentes de grandes linhas espirituais, ainda que eles não se apresentem formalmente. Mas regem as gigantescas correntes de espíritos e, através dessas psicografias, eles têm procurado passar noções sobre o mundo espiritual.

Quais noções?

Principalmente, eles procuram transmitir às pessoas que a vida não se encerra aqui no plano material, por isso é necessário que a pessoa vigie os seus atos, seus sentimentos, e trabalhe para que, quando vier a passagem para o outro lado, a pessoa esteja bem preparada para vivenciar a sua realidade maior, que é a realidade do espírito. Então, eles têm uma finalidade. Os livros às vezes mostram determinados eventos, determinadas vivências, que muitos classificam como sendo um pouco chocantes, porque mexem na ferida mesmo, sem muito rodeio; mas tudo isso visa despertar nas pessoas uma conscientização.

O que é considerado chocante?

Quando se descrevem algumas quedas espirituais que aconteceram com pessoas. O desencarne jogou essas pessoas de encontro a uma realidade que elas achavam que não existiria; achavam que não teria aquela punição divina, que não viria para ela uma sentença que a jogasse de encontro ao próprio universo sombrio que ela havia criado à sua volta aqui na Terra.

Então, de acordo com essa visão, existe uma estrutura maniqueísta do mundo muito próxima à que a moral cristã vem desenvolvendo nos últimos dois mil anos?

A moral cristã prega o seguinte: se você faz o bem, você vai para o céu; se você faz o mal, você vai para o inferno. Ela está correta, só que temos de entender o que é esse céu e esse inferno. Para nós, o céu são as faixas de luz para as quais cada um é atraído por afinidade de sentimentos, afinidades vibracionais; e o inferno também são faixas específicas da Criação, para as quais são recolhidos espíritos que, aqui em cima, no plano material, não desenvolveram sua consciência. Se nós simplificarmos, está correto. A pessoa é atraída pelas faixas vibratórias com as quais tem afinidade. Esse é o céu e o inferno para mim - e dentro da umbanda também é isso.

Seria semelhante às teorias das sintonias dos grandes mestres ascensionados, com as pessoas sintonizadas com faixas de mais ou menos luz?

É isso mesmo. Essa é uma consciência que está se desenvolvendo muito rapidamente dentro da umbanda e sendo bem aceita, porque nos explica o porquê da existência do suposto inferno: ele não existe por acaso, porque tem a finalidade de recolher espíritos que, de uma forma ou de outra,sofreram regressões conscienciais quando passaram pela carne.

Qual o ponto em comum entre aumbanda, o candomblé e o espiritismo hoje?

O ponto em comum das três é a manifestação dos espíritos através da incorporação das mensagens, ainda que no candomblé a dinâmica seja um pouco diferente da dinâmica da umbanda, e totalmente diferente da dinâmica do espiritismo. A umbanda mantém a ponte de contato tanto com o candomblé quanto como espiritismo. Todas essas três doutrinas, ou essas três religiões -vamos colocar assim - têm como ponto em comum a mediunidade como sustentação. No candomblé, tem de haver a manifestação do orixá; na umbanda, tem de haver a manifestação dos espíritos e, eventualmente, do orixá do médium; e no espiritismo, existe a manifestação das entidades e o trabalho desenvolvido pelos espíritos que incorporam nos médiuns, curando e orientando as pessoas - tudo visando 0 crescimento e a melhoria do ser.

Como você encara, na umbanda e no candomblé, prática de sacrifícios animais, principalmente com relação ao conhecimento que os Mestres de Luz vêm trazendo?

Quando estudamos um pouco o candomblé, vemos que o sacrifício animal tem uma função específica já tradicional, secular. Então, nada contra, porque é algo que já vem de gerações. A umbanda não adota sacrifícios de animais. Algumas pessoas que transitam tanto no candomblé quanto na umbanda fazem, mas a umbanda em si não adota sacrifícios animais. Ela não condena. Acho que cada um tem o seu processo de feitura de trabalhos, sua dinâmica, que deve ser respeitada. No verdadeiro candomblé, o sacrifício só é ritualizado em ocasiões muito específicas, mas vemos pessoas não-preparadas desvirtuando, desenvolvendo métodos próprios que consideram que para tudo tem de haver sacrifícios. Os verdadeiros praticantes do candomblé, pessoas muito bem preparadas, dizem que o sacrifício é muito raro e, mesmo assim, é tirado só o axé do animal, porque o alimento é compartilhado na ceia coletiva.

Como é a estrutura tradicional da umbanda, e que caminhos evolutivos ela está seguindo nos últimos anos?

A estruturação da umbanda começou por volta de 1908, com o médium Zé Fernandino de Moraes, quando, através dele, foi dito que estava se iniciando uma religião e que todos os espíritos seriam bem-vindos a ela. A faculdade de incorporação é anterior à umbanda, candomblé e espiritismo, mas ali estava o marco inicial, estruturado na manifestação dos espíritos por nomes simbólicos, tal como o próprio fundador da religião, o espírito chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas, os sete cruzamentos, as sete irradiações. Os espíritos se manifestariam não com nomes próprios, mas como símbolos das hierarquias às quais estavam ligados, entre caboclos, pretos velhos, crianças, exus.

Ela se expandiu muito rapidamente, porque tinha o amparo do Astral, e se estruturou assim: o espírito se manifesta, auxilia o encarnado que vai até ele e, ao mesmo tempo, vai passando uma doutrina de vida, de melhoria de consciência. Com aquele linguajar simples deles, bem direto e objetivo, eles vão tocando nos pontos que interessam àquela pessoa e, a partir dali, a pessoa vai despertando para a realidade do espírito. Então, a religião procura trabalhar as pessoas. Sua estrutura tem o objetivo de resgatar as pessoas para a realidade espiritual. Não é um processo rápido, violento, mas um processo de atração permanente, principalmente voltado ao ser humano que está passando por dificuldades.

Como você começou a psicografar? Já havia psicografia na umbanda?

Se existia a psicografia pura, eu não tenho elementos para falar sobre isso. Existiam muitos escritores de umbanda desde o começo do século. Eles poderiam estar escrevendo inspirados, mas sem dar essa conotação. Quando eu iniciei a psicografia - com alguns livros que foram publicados e outros que não foram - e quando surgiu O Guardião da Meia-Noite, que foi um marco na umbanda como psicografia de um médium umbandista, isso foi um pouco assustador porque a psicografia estava associada ao espiritismo, ao kardecismo. Na época, eu recebi críticas de irmãos kardecistas; pois, se eu era da umbanda, como é que podia psicografar? Médium é médium, seja da umbanda, candomblé ou espiritismo - não importa a doutrina que ele siga. Eu mostrei que o dom da pessoa independe da formação religiosa; tendo o dom, ela canaliza o que o astral quer. Um tem dom para psicografar, outro para fazer pinturas mediúnicas, dar consultas, ler as cartas, as mãos...

E hoje isso já é aceito? Existem outros trabalhos desse tipo?

Já. Quando o Pai Benedito se manifestou, incorporado mesmo em mim, e conversou com a minha esposa, ele disse que estava começando a psicografia na umbanda, que a espiritualidade estava iniciando um processo de psicografia nos moldes do kardecismo através de médiuns dentro da umbanda. Ainda estava sendo considerado um fenômeno, mas com o tempo outros surgiriam. E, de fato, passaram uns cinco ou seis anos depois de eu estar psicografando, e outros médiuns da umbanda começaram a chegar a mim e dizer que estava acontecendo a mesma coisa; estavam psicografando livros e até tinham medo de falar. Pai Benedito falou que muitos espíritos estão preparados para trazer romances mediúnicos, histórias sobre espíritos ou vivenciadas há séculos ou milênios, tendo como fundo a vida de espíritos que são grandes mentores da umbanda e que comandam um trabalho imenso em benefício da humanidade. Eu já conheço dezenas de pessoas que estão psicografando, médiuns desenvolvidos dentro da umbanda.

Fale um pouco sobre o trabalho espiritual que você vem desenvolvendo ultimamente.

Estou desenvolvendo vários trabalhos paralelos, todos visando o crescimento das pessoas. O mais marcante tem sido o trabalho de magia, porque nela nós não diferenciamos as pessoas, nem por seu grau escolar, nem por sua religiosidade.

A magia é neutra e praticada por todas as pessoas que queiram aflorar o seu dom íntimo. Outro campo em que venho desenvolvendo um trabalho muito grande é na teologia da umbanda. Comecei esse trabalho mais ou menos em 1996, e foi difícil falar nisso porque era uma coisa inédita até então - nem existia esse termo na umbanda. É outra inovação que, hoje, muitas pessoas já estão usando na umbanda, com cursos de teologia da umbanda, ou seja, o estudo do universo divino. Ele veio ao encontro da necessidade do momento dentro da religião, e está começando a gerar muitos trabalhos.

Também visa dotar a religião de um conhecimento próprio dela, não mais dependente de outras doutrinas, sem precisar buscar lá fora e adaptar para a umbanda. As pessoas não precisam buscar no espiritismo ou no candomblé a explicação para os mistérios que fluem através de sua prática religiosa.

Em várias estruturas religiosas, em especial as afro-brasileiras, parece existir uma forte tendência a tentar adaptar a linguagem mágica européia do período renascentista - mais recentemente, das vertentes americanas ligadas aos mestres ascensionados e agregar essa linguagem à sua religiosidade. Como você vê essa situação em seu trabalho?

A teologia que estamos desenvolvendo é pura, fundamentada unicamente nos orixás, sem recorrer às doutrinas alheias para extrair de lá a explicação dos mistérios. Houve a revelação do que nós classificamos como os fatores de Deus, as qualidades divinas. A partir daí foram desenvolvidos vários livros como a Gênesis da Umbanda, Código de Umbanda, Sete Linhas de Umbanda, Orixás Ancestrais, livros que, fundamentados no mistério orixá, explicam tudo que a pessoa precisa saber sem recorrer ao candomblé, ao espiritismo ou a qualquer outra doutrina.

O mistério orixá começou a ser explicado de uma forma que eu chamo de científica, porque ela tem uma lógica, segue um padrão repetitivo, explicando o mistério para a época em que vivemos. E isso é o que traz às pessoas a satisfação quando estudam teologia, porque explica o universo divino de uma forma muito ordenada, não mitológica, mítica ou mística, mas racional. Isso, somando-se à magia, criou todo um universo que completa a umbandista, porque a umbanda é uma religião mágica por excelência.

O trabalho dos guias espirituais é realizar magias que beneficiem as pessoas, magias que utilizam elementos da natureza, sejam ervas, flores, frutos, pedras, sementes ou raízes: tudo é elemento mágico que eles utilizam para curar pessoas, limpar ambientes, etc. Então, trouxemos também uma magia nova, cada etapa fundamentada em um elemento: magia das chamas, magia das ervas, magia das pedras, do pó, etc. São vinte e um graus no total, e tudo vai sendo explicado de forma racional. A nossa teologia é bem racionalista; estuda os mistérios de Deus a partir de uma interpretação trazida pela espiritualidade, uma interpretação superior, não criada aqui pela nossa mente terrena. A magia não está conectada diretamente à umbanda; a teologia sim, foi pensada pela espiritualidade, pelos Mestres da Luz, para religião de umbanda, mas é uma fonte de informações pra qualquer pessoa.

E, de uma forma geral, como você vê o desenvolvimento do espiritualismo hoje?

O espiritualismo sempre foi praticado pela humanidade sob muitos nomes, mas hoje em dia eu vejo o espiritualismo assumindo o seu lugar em função do próprio relaxamento dos preconceitos. Tivemos um período de perseguição às práticas espiritualistas, qualquer que seja o nome que se dê a essas práticas.

Hoje o espiritualismo tem uma grande oportunidade de se firmar como alternativa para evolução das pessoas. Se cada religião tem os seus dogmas e doutrinas, até fazendo com que o fiel desenvolva dentro de si determinados preconceitos contra outras religiões, o espiritualismo é irreligioso.

O espiritualismo seria a chave do processo evolutivo humano neste plano?

Com certeza, porque dando às pessoas a oportunidade de manifestar os seus dons, dons dos espíritos, é que essas pessoas vão encontrar a si próprias, vão se conhecer. Os dons dos espíritos têm de ser vivenciados aqui na carne. Em determinados segmentos religiosos esses dons são reprimidos e vistos como coisas demoníacas, mas essas pessoas não entendem nada de dons. Dom é uma qualidade que o espírito desenvolve e que se torna um meio para que todo um universo oculto flua através dele, um universo espiritual, divino. O espiritualismo tem a grande oportunidade, agora, de não se deixar levar pelas influências do dogmatismo. O dogmatismo mata tudo.

Qualquer dogma mata uma estrutura religiosa?

Mata, porque se as pessoas começam a dizer que só um dom é aceitável e os outros não, que a pessoa pode incorporar um guia espiritual mas não pode psicografar, ou pode psicografar mas só pode falar de Jesus (pois, se falar de um orixá ou caboclo é heresia), então já matou. É isso que faz o espiritismo. Com todo o respeito que eu tenho, o espiritismo dogmatizou a mediunidade de psicografia, porque só se pode falar de Jesus. Se um médium kardecista encostar um espírito que não professe, ou não professou o cristianismo em sua última encarnação, e não fale as verdades na linguagem ali codificada, ele é bloqueado.

Nós não devemos deixar que esses dogmas existam dentro da umbanda. O dom é meu, eu conquistei. Sei lá quantas vidas eu precisei viver aqui na Terra para desenvolver esse dom e, se hoje ele flui naturalmente, eu não vou dizer que só tenho de escrever sobre orixás. Em meus livros escrevo sobre tudo. Em A Princesa dos Encantos falo sobre o nascimento do hinduísmo, em O Livro da Vida falo sobre Akhenaton; e falo sobre o surgimento dos templários na Europa, do início da civilização egípcia, etc.

O importante é o que esse espírito viveu no passado. Pouco importa se esse espírito de hoje se manifesta na umbanda com o nome simbólico de caboclo tal, se o grande momento dele, sua grande experiência humana foi na índia, no Egito, na Mesopotâmia, na Europa ou no Brasil pré-cristão. Espírito não tem identidade.

Você gostaria de deixar alguma mensagem para as pessoas que estão se iniciando nesse caminho espiritual, não só da umbanda mas na espiritualidade de uma forma geral?

Na espiritualidade de uma forma geral, todas as vias de crescimento para o ser humano, colocadas por Deus à nossa disposição, são boas.

Eu não desenvolvi dentro de mim esse preconceito de que a minha é melhor, a do fulano é pior; para mim, todas são boas. Então, eu digo às pessoas, que queiram se iniciar ou estão se iniciando, que façam sua caminhada sem temor. Confie que tudo está sendo conduzido pelo Superior. Mas procure se instruir; procure aprender e não colocar bloqueios dentro de si mesmo, contra isso ou aquilo, mas sim ir até cada coisa e aprender sobre ela, e delas extrair o seu juízo, a sua experiência, porque isso é que vai contar.

Notas:

Revista Sexto Sentido
Número 30
Páginas 06-11

 Comentários (Total: 19 )

 Olá, fiquei muito feliz em encontrar estes comentários, estudo muito para poder passar para as pessoas uma palavra de conforto e crescimento espiritual, pois sou ogã e minha mulher é zeladora e juntos coordenamos a casa dela. sabemos da responsabilidade que é conduzir pessoas para o bom caminho espiritual, e ficamos contentes em saber que existe uma pessoa "eclética" como nós, pois temos a opinião que não podemos nos prender a esse ou aquele caminho. somos feitos no santo, e não vejo problema algum em falar de Jesus, o Cristo, que foi nosso perfeito salvador, como fechar os olhos para sua doutrina? no candomblé e na umbanda não temos doutrina escrita, qual o mal em aproveitar os ensinamentos sagrados, que são os verdadeiros? Qual o mal em aperfeiçoar isso conhecendo também a ótima doutrina kardecista? Achei perfeita todas as suas colocações e explicações elucidativas. será de grande utilidade para nós aqui no nosso axé. que Deus, Jesus, todos os orixás, espiritos de luz....bom o nome não importa...lhe abençoem e que você continue esclarencendo todos que buscam a verdade e a luz! paz e luz para você e toda sua família. axé! 

Li o livro do Rubens Saraceni "O guardião da meia noite". Trata-se de uma verdadeira pérola. Recomendo a todos.


eu achei a istoria do rubens saraceni muito interessante....
Eu conheci "ele" atraves do meu marido que frequentava os cursos......por enquanto e isso.
karina viana colombo


 Oi tudo bem,
Comprei um dos livros do Rubens, Codigo de Umbanda, e um dos capitulos fala sobre os Mestres de Magia, gostaria se possivel obter um resumo deste assunto

Eu pessoalmente não tenho conhecimento adequado para discorrer sobre, uma vez que o nosso seguimento é a Doutrina Espirita Kardecista, mas tenho certeza que os irmãos da Umbanda certamente darão um retorno neste espaço.
Abraço fraterno. Lando.


"o guardiao da meia-noite" sem duvida o melhor livro sobre o o outro lado da vida s alguem achar algum livro melhor q esse me avise pois ando procurando muitto mais nao acho! obrigado


Acredito que DEVE existir a diferença entre romance e doutrina. As pessoas tem interpretado confusamente essas informações.

Eu imagino que não diferem mas, se complementam. A doutrina nos traz a lógica das leis de forma quase que matemática, o romance vem nos mostrar como aplicá-la no dia a dia.. como ela se processa em nossas vidas terrenas ou mesmo além túmulo.
O caminho é um só vamos todos para a fonte criadora e mantenedora de tudo e de todos (Deus), apenas ocorre que há muito caminhos, porque as pessoas são em partes, diferentes, alguns são atraidos de uma forma outros de outra e assim surge então a necessidade de vários tipos de credos.. formas de fé.. cada seguimento com o atrativo, com o chamado que esteja de acordo com a vibração de cada um.
Uns são atraidos pela Ufologia em direção a verdades que estão além do plano terreno, outros pelas energias das culturas Afros do planeta em especial do nosso país, outros pelo lado mais exotérico, numerológico, magico etc.
Nesta equação toda temos como resultado o evoluir sempre, o depurar dos seres, a comunhão final um dia de todos os credos, de todos os entendimentos e sentimentos que se equalizarão todos em uma só palavra: Amor.
Paz e Luz a todos os irmãos.
Lando 

sou kardecista mas amo a umbanda pois é de la que sairam meus guias. rubens é um exemplo disso.


Saúdo os irmãos espiritualistas, que a Luz e o Amor Divino estejam com todos.

Fiquei muito feliz ao ler esta entrevista com o meu Mestre Rubens Saraceni, posi sou praticante de Magia Divina e pretendo me iniciar nos Mistérios da Nossa Umbanda Sagrada.

Posso testemunhar sem sombra de dúvidas sobre a força, a beleza e o valor da Magia Divina, pois já tendo passado por algumes correntes espiritulistas, sem querer desmerecer nenhuma outra, pude encontrar-me na Magia Divina, pois tendo sido ensinada de uma forma tão clara, objetiva, simples e perfeitamente compreensível pelo nosso Mestre Rubens, pude como todos meus irmãos ajudar-me e ajudar meus irmãos, independente de raça, credo e posição social.

Mestre Rubens é um Mestre maravilhoso, pois embora seja um espírito de muita luz, sempre coloca para todos nós de uma forma sempre ressaltada a sua condição humana, simples e humilde, sem jamais colocar-se como um sêr especial, sempre se colocando acima de tudo como apenas mais um na senda da evolução, e que os méritos de seus ensinamentos não são dele, mas sim dos grandes Mestres da Espiritualidade que vem nos ensinar para que possamos evoluir através do amor, da doação, da verdade, da humildade, da sinceridade, da seriedade e da lealdade.

Irmãos, todos aqueles que tiverem a curiosidade, que sintam em seus corações procurem conhecer a a Magia Divina, mas que venham com o coração puro, sem pré-conceitos, tragam consigo apenas o desejo de conhecimento, e o objetivo sincero de evoluirem através de um caminho objetivo, claro e direto na busca do amor, da doação e da humiuldade.

Que a Paz, o Amor, a Verdade, a Luz, a Sabedoria, a Humildade, e Proteção de Nosso Divino Criador estejam sempre com todos, e que seus Mestres e Tronos Divinos estejam sempre ao seu lado.
Paz e Luz
Aldo.


minha mae levo meu irmão num CENTRO DE UMBANDA e uma mae de santo disse q ele tinha um dóm para se densenvolver só q ela acabo se envolvendo com meu irmão e tinha muitas brigas entre os dois e ele nao aprendeu nd.E quando ela ligou falou q tinha casado com meu irmão pelo os ORIXAS e tinha muita ameaças entre a nóssa familia.
MINHA GOSTARIA DE ENTENDER TUDO ISSO
MUITO OBRIGADO


Recomendo "A Lenda do Sabre Dourado" é um excelente livro.
gostaria que quem tiver algum livro dele(no PC), e possa me enviar pelo e-mail, agradeço


Excelente tema, nós iniciantes precisamos de muitos esclarecmentos e orientações dentro de nossa religião, ou seja independente se é Umbanda, Candomblé ou Espírita.


Amo muito as literaturas espiritas, tanto de umbanda quanto kardecista.
mas gostaria de saber se alguem pode me passar algum site para baixar livros de Rubens e outros autores tao bom quanto ele.
grata.


Uma pena ler a frase : "o dom é meu, eu conquistei" vinda de uma pessoa como Rubens Saraceni, devemos nos lembrar que nenhum dom é nosso, eles pertecem a Deus, nos foram emprestados como ferramenta para espalhar a mensagem de amor, e como são dele, podem ser bloqueados a qualquer momento, tudo depende dos propósito com qual eles nos foram emprestados. Porém não podemos confundir o doutrinador com a doutrina, todos somos passíveis de erros.


Estou iniciando na Psicografia dentro da Umbanda, e muitas dúvidas surgem apesar que não questiono e deixo me levar. Tenho uma dúvida com relação a religião Evangélica e já questionei muito. Eles dizem que estes espiritos que recebemos responde para um só Deus que é o Inferno o Diabo. Como não acredito e não sinto isso. Posso até dizer que quase acreditei nisso. O que dizer quando eles recebem o Espirito Santo? Dizem que quando morremos a única coisa que fazemos é louvar para Deus e dar nossa continuidade de ensinamentos... Então não devemos evocar os espiritos. O que dizer sobre este assunto.

Obrigada pela ajuda.


PAZ E LUZ A TODOS OS IRMÃOS DE FÈ.EU SOU KARDECISTA , EU ACREDITO QUE O RESPEITO E O AMOR A DEUS E A OPRÒXIMO È A LEI DO CRESCIMENTO E DA EVOLUÇÃO DE CADA UM DE NÒS.EU SÒ NÃO CONCORDO COM O SACRIFICIO DO SANGUE ANIMAL,PORQUE O SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS COM SUA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL.ABOLIU TODO E QUAL QUER SACRIFICIO.EU VOU LER O LIVRO GUARDIÃO DA MEIA NOITE TODOS FALAM QUE È BOM. PAZ E LUZ!


PAZ E LUZ A TODOS OS IRMÃOS DE FÈ.EU SOU KARDECISTA , EU ACREDITO QUE O RESPEITO E O AMOR A DEUS E A OPRÒXIMO È A LEI DO CRESCIMENTO E DA EVOLUÇÃO DE CADA UM DE NÒS.EU SÒ NÃO CONCORDO COM O SACRIFICIO DO SANGUE ANIMAL,PORQUE O SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS COM SUA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL.ABOLIU TODO E QUAL QUER SACRIFICIO.EU VOU LER O LIVRO GUARDIÃO DA MEIA NOITE TODOS FALAM QUE È BOM. PAZ E LUZ!

 


Adorei essa entrevista, o mestre rubens é enviado da luz divina, e veio ao mundo com uma missão maravilhosa...abrindo a mente dos ignorantes ao mundo do espiritismo...


Caros irmãos, a partir de 30/10/10 novo sistema de comentarios.

 
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