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 O escritor Rubens Saraceni, babalorix da umbanda e pesquisador de magia e espiritualismo, vem se destacando no mero por entender que a mQdiuuice no pode estar restrita a um ou outro Caminho Espiritual
- Alex Alprim


Rubens Saraceni nasceu em 1951, e h mais de 25 anos exerce sua mediunidade e faz seus estudos no campo da espiritualidade. Seus inmeros livros j publicados so psicografados, ditados e orientados pelos Mestres da Luz. Sua jornada, segundo conta, foi iniciada no espiritismo de "mesa branca", passando posteriormente para a umbanda, onde se tornou babalorix.

No entanto, como gosta de deixar bem claro, o universo da umbanda no o nico no qual ele se movimenta e realiza seus estudos, uma vez que o dom da mediunidade no pode estar
restrito a uma ou outra linha religiosa, doutrinria ou de pesquisas.

Recebendo a outorga dos planos superiores para iniciar pessoas em magia, tambm recebeu a autorizao para comear a divulgar o que foi denominado "Magia Divina das Sete Chamas", que explica em seus livros.

Hoje com mais de vinte livros publicados, Saraceni um dos autores mais procurados da editora Madras. Nesta entrevista, ele fala sobre seus estudos, sobre o aspecto terico e prtico da umbanda, magia e espiritualismo em geral.

Qual a relao entre a umbanda e as .mensagens espirituais ditadas pelos Mestres da Luz? Quem so os Mestres da Luz e como eles se encaixam na tradio umbandista?

Os Mestres da Luz so espritos mentores da umbanda; so regentes de grandes linhas espirituais, ainda que eles no se apresentem formalmente. Mas regem as gigantescas correntes de espritos e, atravs dessas psicografias, eles tm procurado passar noes sobre o mundo espiritual.

Quais noes?

Principalmente, eles procuram transmitir s pessoas que a vida no se encerra aqui no plano material, por isso necessrio que a pessoa vigie os seus atos, seus sentimentos, e trabalhe para que, quando vier a passagem para o outro lado, a pessoa esteja bem preparada para vivenciar a sua realidade maior, que a realidade do esprito. Ento, eles tm uma finalidade. Os livros s vezes mostram determinados eventos, determinadas vivncias, que muitos classificam como sendo um pouco chocantes, porque mexem na ferida mesmo, sem muito rodeio; mas tudo isso visa despertar nas pessoas uma conscientizao.

O que considerado chocante?

Quando se descrevem algumas quedas espirituais que aconteceram com pessoas. O desencarne jogou essas pessoas de encontro a uma realidade que elas achavam que no existiria; achavam que no teria aquela punio divina, que no viria para ela uma sentena que a jogasse de encontro ao prprio universo sombrio que ela havia criado sua volta aqui na Terra.

Ento, de acordo com essa viso, existe uma estrutura maniquesta do mundo muito prxima que a moral crist vem desenvolvendo nos ltimos dois mil anos?

A moral crist prega o seguinte: se voc faz o bem, voc vai para o cu; se voc faz o mal, voc vai para o inferno. Ela est correta, s que temos de entender o que esse cu e esse inferno. Para ns, o cu so as faixas de luz para as quais cada um atrado por afinidade de sentimentos, afinidades vibracionais; e o inferno tambm so faixas especficas da Criao, para as quais so recolhidos espritos que, aqui em cima, no plano material, no desenvolveram sua conscincia. Se ns simplificarmos, est correto. A pessoa atrada pelas faixas vibratrias com as quais tem afinidade. Esse o cu e o inferno para mim - e dentro da umbanda tambm isso.

Seria semelhante s teorias das sintonias dos grandes mestres ascensionados, com as pessoas sintonizadas com faixas de mais ou menos luz?

isso mesmo. Essa uma conscincia que est se desenvolvendo muito rapidamente dentro da umbanda e sendo bem aceita, porque nos explica o porqu da existncia do suposto inferno: ele no existe por acaso, porque tem a finalidade de recolher espritos que, de uma forma ou de outra,sofreram regresses conscienciais quando passaram pela carne.

Qual o ponto em comum entre aumbanda, o candombl e o espiritismo hoje?

O ponto em comum das trs a manifestao dos espritos atravs da incorporao das mensagens, ainda que no candombl a dinmica seja um pouco diferente da dinmica da umbanda, e totalmente diferente da dinmica do espiritismo. A umbanda mantm a ponte de contato tanto com o candombl quanto como espiritismo. Todas essas trs doutrinas, ou essas trs religies -vamos colocar assim - tm como ponto em comum a mediunidade como sustentao. No candombl, tem de haver a manifestao do orix; na umbanda, tem de haver a manifestao dos espritos e, eventualmente, do orix do mdium; e no espiritismo, existe a manifestao das entidades e o trabalho desenvolvido pelos espritos que incorporam nos mdiuns, curando e orientando as pessoas - tudo visando 0 crescimento e a melhoria do ser.

Como voc encara, na umbanda e no candombl, prtica de sacrifcios animais, principalmente com relao ao conhecimento que os Mestres de Luz vm trazendo?

Quando estudamos um pouco o candombl, vemos que o sacrifcio animal tem uma funo especfica j tradicional, secular. Ento, nada contra, porque algo que j vem de geraes. A umbanda no adota sacrifcios de animais. Algumas pessoas que transitam tanto no candombl quanto na umbanda fazem, mas a umbanda em si no adota sacrifcios animais. Ela no condena. Acho que cada um tem o seu processo de feitura de trabalhos, sua dinmica, que deve ser respeitada. No verdadeiro candombl, o sacrifcio s ritualizado em ocasies muito especficas, mas vemos pessoas no-preparadas desvirtuando, desenvolvendo mtodos prprios que consideram que para tudo tem de haver sacrifcios. Os verdadeiros praticantes do candombl, pessoas muito bem preparadas, dizem que o sacrifcio muito raro e, mesmo assim, tirado s o ax do animal, porque o alimento compartilhado na ceia coletiva.

Como a estrutura tradicional da umbanda, e que caminhos evolutivos ela est seguindo nos ltimos anos?

A estruturao da umbanda comeou por volta de 1908, com o mdium Z Fernandino de Moraes, quando, atravs dele, foi dito que estava se iniciando uma religio e que todos os espritos seriam bem-vindos a ela. A faculdade de incorporao anterior umbanda, candombl e espiritismo, mas ali estava o marco inicial, estruturado na manifestao dos espritos por nomes simblicos, tal como o prprio fundador da religio, o esprito chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas, os sete cruzamentos, as sete irradiaes. Os espritos se manifestariam no com nomes prprios, mas como smbolos das hierarquias s quais estavam ligados, entre caboclos, pretos velhos, crianas, exus.

Ela se expandiu muito rapidamente, porque tinha o amparo do Astral, e se estruturou assim: o esprito se manifesta, auxilia o encarnado que vai at ele e, ao mesmo tempo, vai passando uma doutrina de vida, de melhoria de conscincia. Com aquele linguajar simples deles, bem direto e objetivo, eles vo tocando nos pontos que interessam quela pessoa e, a partir dali, a pessoa vai despertando para a realidade do esprito. Ento, a religio procura trabalhar as pessoas. Sua estrutura tem o objetivo de resgatar as pessoas para a realidade espiritual. No um processo rpido, violento, mas um processo de atrao permanente, principalmente voltado ao ser humano que est passando por dificuldades.

Como voc comeou a psicografar? J havia psicografia na umbanda?

Se existia a psicografia pura, eu no tenho elementos para falar sobre isso. Existiam muitos escritores de umbanda desde o comeo do sculo. Eles poderiam estar escrevendo inspirados, mas sem dar essa conotao. Quando eu iniciei a psicografia - com alguns livros que foram publicados e outros que no foram - e quando surgiu O Guardio da Meia-Noite, que foi um marco na umbanda como psicografia de um mdium umbandista, isso foi um pouco assustador porque a psicografia estava associada ao espiritismo, ao kardecismo. Na poca, eu recebi crticas de irmos kardecistas; pois, se eu era da umbanda, como que podia psicografar? Mdium mdium, seja da umbanda, candombl ou espiritismo - no importa a doutrina que ele siga. Eu mostrei que o dom da pessoa independe da formao religiosa; tendo o dom, ela canaliza o que o astral quer. Um tem dom para psicografar, outro para fazer pinturas medinicas, dar consultas, ler as cartas, as mos...

E hoje isso j aceito? Existem outros trabalhos desse tipo?

J. Quando o Pai Benedito se manifestou, incorporado mesmo em mim, e conversou com a minha esposa, ele disse que estava comeando a psicografia na umbanda, que a espiritualidade estava iniciando um processo de psicografia nos moldes do kardecismo atravs de mdiuns dentro da umbanda. Ainda estava sendo considerado um fenmeno, mas com o tempo outros surgiriam. E, de fato, passaram uns cinco ou seis anos depois de eu estar psicografando, e outros mdiuns da umbanda comearam a chegar a mim e dizer que estava acontecendo a mesma coisa; estavam psicografando livros e at tinham medo de falar. Pai Benedito falou que muitos espritos esto preparados para trazer romances medinicos, histrias sobre espritos ou vivenciadas h sculos ou milnios, tendo como fundo a vida de espritos que so grandes mentores da umbanda e que comandam um trabalho imenso em benefcio da humanidade. Eu j conheo dezenas de pessoas que esto psicografando, mdiuns desenvolvidos dentro da umbanda.

Fale um pouco sobre o trabalho espiritual que voc vem desenvolvendo ultimamente.

Estou desenvolvendo vrios trabalhos paralelos, todos visando o crescimento das pessoas. O mais marcante tem sido o trabalho de magia, porque nela ns no diferenciamos as pessoas, nem por seu grau escolar, nem por sua religiosidade.

A magia neutra e praticada por todas as pessoas que queiram aflorar o seu dom ntimo. Outro campo em que venho desenvolvendo um trabalho muito grande na teologia da umbanda. Comecei esse trabalho mais ou menos em 1996, e foi difcil falar nisso porque era uma coisa indita at ento - nem existia esse termo na umbanda. outra inovao que, hoje, muitas pessoas j esto usando na umbanda, com cursos de teologia da umbanda, ou seja, o estudo do universo divino. Ele veio ao encontro da necessidade do momento dentro da religio, e est comeando a gerar muitos trabalhos.

Tambm visa dotar a religio de um conhecimento prprio dela, no mais dependente de outras doutrinas, sem precisar buscar l fora e adaptar para a umbanda. As pessoas no precisam buscar no espiritismo ou no candombl a explicao para os mistrios que fluem atravs de sua prtica religiosa.

Em vrias estruturas religiosas, em especial as afro-brasileiras, parece existir uma forte tendncia a tentar adaptar a linguagem mgica europia do perodo renascentista - mais recentemente, das vertentes americanas ligadas aos mestres ascensionados e agregar essa linguagem sua religiosidade. Como voc v essa situao em seu trabalho?

A teologia que estamos desenvolvendo pura, fundamentada unicamente nos orixs, sem recorrer s doutrinas alheias para extrair de l a explicao dos mistrios. Houve a revelao do que ns classificamos como os fatores de Deus, as qualidades divinas. A partir da foram desenvolvidos vrios livros como a Gnesis da Umbanda, Cdigo de Umbanda, Sete Linhas de Umbanda, Orixs Ancestrais, livros que, fundamentados no mistrio orix, explicam tudo que a pessoa precisa saber sem recorrer ao candombl, ao espiritismo ou a qualquer outra doutrina.

O mistrio orix comeou a ser explicado de uma forma que eu chamo de cientfica, porque ela tem uma lgica, segue um padro repetitivo, explicando o mistrio para a poca em que vivemos. E isso o que traz s pessoas a satisfao quando estudam teologia, porque explica o universo divino de uma forma muito ordenada, no mitolgica, mtica ou mstica, mas racional. Isso, somando-se magia, criou todo um universo que completa a umbandista, porque a umbanda uma religio mgica por excelncia.

O trabalho dos guias espirituais realizar magias que beneficiem as pessoas, magias que utilizam elementos da natureza, sejam ervas, flores, frutos, pedras, sementes ou razes: tudo elemento mgico que eles utilizam para curar pessoas, limpar ambientes, etc. Ento, trouxemos tambm uma magia nova, cada etapa fundamentada em um elemento: magia das chamas, magia das ervas, magia das pedras, do p, etc. So vinte e um graus no total, e tudo vai sendo explicado de forma racional. A nossa teologia bem racionalista; estuda os mistrios de Deus a partir de uma interpretao trazida pela espiritualidade, uma interpretao superior, no criada aqui pela nossa mente terrena. A magia no est conectada diretamente umbanda; a teologia sim, foi pensada pela espiritualidade, pelos Mestres da Luz, para religio de umbanda, mas uma fonte de informaes pra qualquer pessoa.

E, de uma forma geral, como voc v o desenvolvimento do espiritualismo hoje?

O espiritualismo sempre foi praticado pela humanidade sob muitos nomes, mas hoje em dia eu vejo o espiritualismo assumindo o seu lugar em funo do prprio relaxamento dos preconceitos. Tivemos um perodo de perseguio s prticas espiritualistas, qualquer que seja o nome que se d a essas prticas.

Hoje o espiritualismo tem uma grande oportunidade de se firmar como alternativa para evoluo das pessoas. Se cada religio tem os seus dogmas e doutrinas, at fazendo com que o fiel desenvolva dentro de si determinados preconceitos contra outras religies, o espiritualismo irreligioso.

O espiritualismo seria a chave do processo evolutivo humano neste plano?

Com certeza, porque dando s pessoas a oportunidade de manifestar os seus dons, dons dos espritos, que essas pessoas vo encontrar a si prprias, vo se conhecer. Os dons dos espritos tm de ser vivenciados aqui na carne. Em determinados segmentos religiosos esses dons so reprimidos e vistos como coisas demonacas, mas essas pessoas no entendem nada de dons. Dom uma qualidade que o esprito desenvolve e que se torna um meio para que todo um universo oculto flua atravs dele, um universo espiritual, divino. O espiritualismo tem a grande oportunidade, agora, de no se deixar levar pelas influncias do dogmatismo. O dogmatismo mata tudo.

Qualquer dogma mata uma estrutura religiosa?

Mata, porque se as pessoas comeam a dizer que s um dom aceitvel e os outros no, que a pessoa pode incorporar um guia espiritual mas no pode psicografar, ou pode psicografar mas s pode falar de Jesus (pois, se falar de um orix ou caboclo heresia), ento j matou. isso que faz o espiritismo. Com todo o respeito que eu tenho, o espiritismo dogmatizou a mediunidade de psicografia, porque s se pode falar de Jesus. Se um mdium kardecista encostar um esprito que no professe, ou no professou o cristianismo em sua ltima encarnao, e no fale as verdades na linguagem ali codificada, ele bloqueado.

Ns no devemos deixar que esses dogmas existam dentro da umbanda. O dom meu, eu conquistei. Sei l quantas vidas eu precisei viver aqui na Terra para desenvolver esse dom e, se hoje ele flui naturalmente, eu no vou dizer que s tenho de escrever sobre orixs. Em meus livros escrevo sobre tudo. Em A Princesa dos Encantos falo sobre o nascimento do hindusmo, em O Livro da Vida falo sobre Akhenaton; e falo sobre o surgimento dos templrios na Europa, do incio da civilizao egpcia, etc.

O importante o que esse esprito viveu no passado. Pouco importa se esse esprito de hoje se manifesta na umbanda com o nome simblico de caboclo tal, se o grande momento dele, sua grande experincia humana foi na ndia, no Egito, na Mesopotmia, na Europa ou no Brasil pr-cristo. Esprito no tem identidade.

Voc gostaria de deixar alguma mensagem para as pessoas que esto se iniciando nesse caminho espiritual, no s da umbanda mas na espiritualidade de uma forma geral?

Na espiritualidade de uma forma geral, todas as vias de crescimento para o ser humano, colocadas por Deus nossa disposio, so boas.

Eu no desenvolvi dentro de mim esse preconceito de que a minha melhor, a do fulano pior; para mim, todas so boas. Ento, eu digo s pessoas, que queiram se iniciar ou esto se iniciando, que faam sua caminhada sem temor. Confie que tudo est sendo conduzido pelo Superior. Mas procure se instruir; procure aprender e no colocar bloqueios dentro de si mesmo, contra isso ou aquilo, mas sim ir at cada coisa e aprender sobre ela, e delas extrair o seu juzo, a sua experincia, porque isso que vai contar.

Notas:

Revista Sexto Sentido
Nmero 30
Pginas 06-11

 Comentários (Total: 19 )

 Ol, fiquei muito feliz em encontrar estes comentrios, estudo muito para poder passar para as pessoas uma palavra de conforto e crescimento espiritual, pois sou ogã e minha mulher é zeladora e juntos coordenamos a casa dela. sabemos da responsabilidade que é conduzir pessoas para o bom caminho espiritual, e ficamos contentes em saber que existe uma pessoa "eclética" como ns, pois temos a opinião que não podemos nos prender a esse ou aquele caminho. somos feitos no santo, e não vejo problema algum em falar de Jesus, o Cristo, que foi nosso perfeito salvador, como fechar os olhos para sua doutrina? no candomblé e na umbanda não temos doutrina escrita, qual o mal em aproveitar os ensinamentos sagrados, que são os verdadeiros? Qual o mal em aperfeiçoar isso conhecendo também a tima doutrina kardecista? Achei perfeita todas as suas colocações e explicações elucidativas. ser de grande utilidade para ns aqui no nosso axé. que Deus, Jesus, todos os orixs, espiritos de luz....bom o nome não importa...lhe abençoem e que você continue esclarencendo todos que buscam a verdade e a luz! paz e luz para você e toda sua famlia. axé! 

Li o livro do Rubens Saraceni "O guardião da meia noite". Trata-se de uma verdadeira pérola. Recomendo a todos.


eu achei a istoria do rubens saraceni muito interessante....
Eu conheci "ele" atraves do meu marido que frequentava os cursos......por enquanto e isso.
karina viana colombo


 Oi tudo bem,
Comprei um dos livros do Rubens, Codigo de Umbanda, e um dos capitulos fala sobre os Mestres de Magia, gostaria se possivel obter um resumo deste assunto

Eu pessoalmente não tenho conhecimento adequado para discorrer sobre, uma vez que o nosso seguimento é a Doutrina Espirita Kardecista, mas tenho certeza que os irmãos da Umbanda certamente darão um retorno neste espaço.
Abraço fraterno. Lando.


"o guardiao da meia-noite" sem duvida o melhor livro sobre o o outro lado da vida s alguem achar algum livro melhor q esse me avise pois ando procurando muitto mais nao acho! obrigado


Acredito que DEVE existir a diferença entre romance e doutrina. As pessoas tem interpretado confusamente essas informações.

Eu imagino que não diferem mas, se complementam. A doutrina nos traz a lgica das leis de forma quase que matemtica, o romance vem nos mostrar como aplic-la no dia a dia.. como ela se processa em nossas vidas terrenas ou mesmo além tmulo.
O caminho é um s vamos todos para a fonte criadora e mantenedora de tudo e de todos (Deus), apenas ocorre que h muito caminhos, porque as pessoas são em partes, diferentes, alguns são atraidos de uma forma outros de outra e assim surge então a necessidade de vrios tipos de credos.. formas de fé.. cada seguimento com o atrativo, com o chamado que esteja de acordo com a vibração de cada um.
Uns são atraidos pela Ufologia em direção a verdades que estão além do plano terreno, outros pelas energias das culturas Afros do planeta em especial do nosso pas, outros pelo lado mais exotérico, numerolgico, magico etc.
Nesta equação toda temos como resultado o evoluir sempre, o depurar dos seres, a comunhão final um dia de todos os credos, de todos os entendimentos e sentimentos que se equalizarão todos em uma s palavra: Amor.
Paz e Luz a todos os irmãos.
Lando 

sou kardecista mas amo a umbanda pois é de la que sairam meus guias. rubens é um exemplo disso.


Sado os irmãos espiritualistas, que a Luz e o Amor Divino estejam com todos.

Fiquei muito feliz ao ler esta entrevista com o meu Mestre Rubens Saraceni, posi sou praticante de Magia Divina e pretendo me iniciar nos Mistérios da Nossa Umbanda Sagrada.

Posso testemunhar sem sombra de dvidas sobre a força, a beleza e o valor da Magia Divina, pois j tendo passado por algumes correntes espiritulistas, sem querer desmerecer nenhuma outra, pude encontrar-me na Magia Divina, pois tendo sido ensinada de uma forma tão clara, objetiva, simples e perfeitamente compreensvel pelo nosso Mestre Rubens, pude como todos meus irmãos ajudar-me e ajudar meus irmãos, independente de raça, credo e posição social.

Mestre Rubens é um Mestre maravilhoso, pois embora seja um esprito de muita luz, sempre coloca para todos ns de uma forma sempre ressaltada a sua condição humana, simples e humilde, sem jamais colocar-se como um sêr especial, sempre se colocando acima de tudo como apenas mais um na senda da evolução, e que os méritos de seus ensinamentos não são dele, mas sim dos grandes Mestres da Espiritualidade que vem nos ensinar para que possamos evoluir através do amor, da doação, da verdade, da humildade, da sinceridade, da seriedade e da lealdade.

Irmãos, todos aqueles que tiverem a curiosidade, que sintam em seus corações procurem conhecer a a Magia Divina, mas que venham com o coração puro, sem pré-conceitos, tragam consigo apenas o desejo de conhecimento, e o objetivo sincero de evoluirem através de um caminho objetivo, claro e direto na busca do amor, da doação e da humiuldade.

Que a Paz, o Amor, a Verdade, a Luz, a Sabedoria, a Humildade, e Proteção de Nosso Divino Criador estejam sempre com todos, e que seus Mestres e Tronos Divinos estejam sempre ao seu lado.
Paz e Luz
Aldo.


minha mae levo meu irmão num CENTRO DE UMBANDA e uma mae de santo disse q ele tinha um dm para se densenvolver s q ela acabo se envolvendo com meu irmão e tinha muitas brigas entre os dois e ele nao aprendeu nd.E quando ela ligou falou q tinha casado com meu irmão pelo os ORIXAS e tinha muita ameaças entre a nssa familia.
MINHA GOSTARIA DE ENTENDER TUDO ISSO
MUITO OBRIGADO


Recomendo "A Lenda do Sabre Dourado" é um excelente livro.
gostaria que quem tiver algum livro dele(no PC), e possa me enviar pelo e-mail, agradeço


Excelente tema, ns iniciantes precisamos de muitos esclarecmentos e orientações dentro de nossa religião, ou seja independente se é Umbanda, Candomblé ou Esprita.


Amo muito as literaturas espiritas, tanto de umbanda quanto kardecista.
mas gostaria de saber se alguem pode me passar algum site para baixar livros de Rubens e outros autores tao bom quanto ele.
grata.


Uma pena ler a frase : "o dom é meu, eu conquistei" vinda de uma pessoa como Rubens Saraceni, devemos nos lembrar que nenhum dom é nosso, eles pertecem a Deus, nos foram emprestados como ferramenta para espalhar a mensagem de amor, e como são dele, podem ser bloqueados a qualquer momento, tudo depende dos propsito com qual eles nos foram emprestados. Porém não podemos confundir o doutrinador com a doutrina, todos somos passveis de erros.


Estou iniciando na Psicografia dentro da Umbanda, e muitas dvidas surgem apesar que não questiono e deixo me levar. Tenho uma dvida com relação a religião Evangélica e j questionei muito. Eles dizem que estes espiritos que recebemos responde para um s Deus que é o Inferno o Diabo. Como não acredito e não sinto isso. Posso até dizer que quase acreditei nisso. O que dizer quando eles recebem o Espirito Santo? Dizem que quando morremos a nica coisa que fazemos é louvar para Deus e dar nossa continuidade de ensinamentos... Então não devemos evocar os espiritos. O que dizer sobre este assunto.

Obrigada pela ajuda.


PAZ E LUZ A TODOS OS IRMÃOS DE FÈ.EU SOU KARDECISTA , EU ACREDITO QUE O RESPEITO E O AMOR A DEUS E A OPRÒXIMO È A LEI DO CRESCIMENTO E DA EVOLUÇÃO DE CADA UM DE NÒS.EU SÒ NÃO CONCORDO COM O SACRIFICIO DO SANGUE ANIMAL,PORQUE O SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS COM SUA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL.ABOLIU TODO E QUAL QUER SACRIFICIO.EU VOU LER O LIVRO GUARDIÃO DA MEIA NOITE TODOS FALAM QUE È BOM. PAZ E LUZ!


PAZ E LUZ A TODOS OS IRMÃOS DE FÈ.EU SOU KARDECISTA , EU ACREDITO QUE O RESPEITO E O AMOR A DEUS E A OPRÒXIMO È A LEI DO CRESCIMENTO E DA EVOLUÇÃO DE CADA UM DE NÒS.EU SÒ NÃO CONCORDO COM O SACRIFICIO DO SANGUE ANIMAL,PORQUE O SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS COM SUA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL.ABOLIU TODO E QUAL QUER SACRIFICIO.EU VOU LER O LIVRO GUARDIÃO DA MEIA NOITE TODOS FALAM QUE È BOM. PAZ E LUZ!

 


Adorei essa entrevista, o mestre rubens é enviado da luz divina, e veio ao mundo com uma missão maravilhosa...abrindo a mente dos ignorantes ao mundo do espiritismo...


Caros irmos, a partir de 30/10/10 novo sistema de comentarios.

 
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