Portal Espirita
 
   Portal Espirita L.E.M.A.
    Legião Espiritual e Material de Ajuda
    Desde Janeiro de 2000

 


Membros
      Mapa   Mapa
Indice
Inicio
Contato Interno
Àlbum de encontros
Comunidade MSN
Autor
Oratório
Grupo de oração
Ràdio
Radio Espirita

Radio em nova janela
 
Livros p/ Download

Livros Download 

INDICE DE SEÇÔES
: : Transição planetária
: : Filmes Espiritualistas
: : Casas espiritas
: : Livros espiritas
: : Temas
: : Curisosidades
: : Especiais
: : Estudo de Casos
: : Relatos
: : Colunistas

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/lemanot/public_html/centralxq/artigo/faq/faq.php on line 31

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/lemanot/public_html/centralxq/artigo/faq/faq.php on line 32
 
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

 

O homem costuma avaliar os acontecimentos da vida como castigos divinos. A maioria das pessoas acredita que o ser humano é pecador, e que seus pecados redundam em castigos por parte de Deus.

Essa maneira de pensar foi herdada da maneira equivocada de como as religiões abordam o assunto.

Foi criado  nas pessoas a falsa idéia de que o homem tem que sofrer e que ele é um pecador que deve ser punido pelo seu pecado.

Outro  erro é se acreditar que Deus é cruel e vingativo, e que Ele castiga aos seus filhos. E erro maior ainda é o de se considerar esse castigo eterno em local destinado ao suplício dos pecadores, por toda a eternidade.

O Espiritismo nos dá uma outra visão.
 
O homem não é um pecador, é um espírito criado simples e ignorante, destinado a alcançar, por seu próprio esforço, a plenitude, a perfeição, a felicidade. Deus criou a todos iguais, sem privilégios para ninguém, e dotou o homem do livre-arbítrio para que cada um possa caminhar com inteira liberdade de ação e aprender com o próprio erro. Estabeleceu normas e bases corretas, e uma lei de reajuste automático denominada Lei de Causa e Efeito.

A Lei de Causa e Efeito é complemento necessário à Lei de Justiça, de Amor e de Caridade. Por ela o homem vai se depurando, evoluindo, corrigindo os erros, até conseguir, mercê de seu próprio esforço, alcançar a perfeição e a conseqüente felicidade.

A Lei de Causa e Efeito é também chamada Lei de Acção e de Reação. É uma lei automática, ou seja, já tem embutida em si mesma os efeitos decorrentes de nossos atos.
 
Atos bons trazem como conseqüência efeitos bons.
Atos maus, efeitos maus.
Assim, quem planta ventos colhe tempestades.
Quem planta amor colhe amor.
A semeadura é livre, a colheita é obrigatória.
Todos, absolutamente todos, colherão sempre apenas e tão somente o que plantarem.
Ninguém poderá colher maçãs se plantou bananas.

O homem, no início simples e ignorante, vai agindo e ampliando o seu livre-arbítrio à medida que evolui e adquire mais conhecimentos.
Ele erra, porque não conhece.
Com as conseqüências de seu erro, ele aprende, e quando aprende não erra mais.

Há uma diferença fundamental entre o erro e o pecado.  
Erro é conseqüência de desconhecimento, de imaturidade, de falta de calma, de falta de melhor estrutura.
 
É o caso das crianças, que em sua aprendizagem sofrem muitas vezes efeitos de seus atos imaturos e imprecisos, até que, já adultos, sorriem ao verificar quanta coisa tiveram de passar por sua própria culpa.
 
Muita gente costuma dizer: "se eu tivesse, quando mais moço, a experiência que tenho hoje, como as coisas teriam sido diferentes."

Pecado, segundo o Dicionário Caldas Aulete, é a transgressão de uma lei religiosa ou dos preceitos da Igreja. Segundo o mesmo dicionário, todos nós que somos espíritas e que não seguimos os preceitos da Igreja e suas leis, somos pecadores.

Para nós, Deus é a suprema perfeição, causa primária de todas as coisas.

Deus é infinitamente bom e justo e não castiga os seus filhos, que não pediram para ser criados e se são ainda imperfeitos e cheios de falhas e erros, são porque foram feitos assim por Ele.

Deus nos criou para a felicidade, não para o sofrimento.
É um erro supor que a Terra será sempre um vale de lágrimas.
 
Ela, hoje, ainda planeta de expiação e de provas, abriga em seu seio espíritos muito imperfeitos, e a situação caótica do mundo nada mais é que a colheita coletiva que estamos fazendo dos atos repletos de egoísmo e de desamor que temos feito ao longo de nossa grande caminhada pela fieira das reencarnações.
 
Mas um dia, com toda a certeza, aprenderemos com os nossos próprios erros, e colocaremos em nossos corações o evangelho de Jesus.
 
Aprendendo a nos amar, e colocando esse amor na frente de todos os nossos atos, mudaremos o mundo e construiremos aqui na Terra um planeta maravilhoso, habitável, fraterno, saudável e feliz.
 
Somos os construtores de nosso destino. Por enquanto, é um destino muito feio, calcado no egoísmo, no orgulho, na prepotência.
 
Mas as conseqüências de nossos erros guardam em si mesmos o remédio para nossos males, e nos impulsionam a mudar, a modificar nossa vida, nossos hábitos, nosso modo de agir. 

"A vida é um projeto "faça você mesmo"." 
 
Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado.
Sua vida de amanhã será o resultado das atitudes e escolhas que fizer hoje."

A justiça divina, que, como diz o povo, não falha, é centrada em nossos próprios atos. 
Nós plantamos, e nós colhemos. 
Deus não irá nos castigar porque erramos. 
Nós sim, colhendo o resultado do que plantamos, vamos nos melhorando, nos aperfeiçoando, até podermos alcançar nosso objetivo, que é a felicidade e a perfeição.

Ines
26/06/2006


 Comentários (Total: 8 )

e lindissimo a mensagem, porque eu apredi, uma coisa importante, que tanta coisa depede de mim. n devo justificar sempre os meus problemas, agradeço de coraçao. jaqueline da siva

Sábia a interpretação do espiritismo, pois Deus não castiga nem pune ninguem, somos nós mesmos que adquirimos pra nós p resultado de nossas atitudes no passado.

Nao estamos condenados a passar a eternidade sofrendo pelo fato de termos errado no passado, não, pelo contrário.Deus em sua infinita misericórdia nos permite reencarnar quantas vezes forem necessárias para aprendermos a nao mais errar, para crescermos com nossos erros, para evoluirmos como espíritos até nos aperfeiçoarmos e chegarmos até Ele, até alcançarmos a felicidade e a paz suprema!

Irmãos, tomemos as rédeas de nossa vida, admitamos nossas falhas, cocnertemos nossas imperfeiçoes, aprendamos c nossos erros...assim estaremos caminhando rumo ao Pai!

Luz e Paz a todos!!!


 "  O plantio é livre a colheta é obrigatória." Essas sábias palavras resumem tudo. Deus é pai , jamais padrasto. E  só nos somos responsáveis pelos os nossos atos. Se pararmos para refletirmos os nosso atos diários, perceberemos que não somos tão vítimas como pensamos. Estamos sempre cometendo causas negativas. E quando nos deparamos em situações difíceis costumamos fazer a tradicional pergunta por que estou passando isso? eu não mereço!. Façamos um balanço diário e reflitamos. Deus de amor e de bondade que nos criou e nos quer todo o bem jamais nos punirá , nos é que , contrariamos as leis e obras e pensamos é que  somos castigados por Deus. Façamos a nossa parte e Deus fará por todos.


Caros amigos é com muita humildade que questiono o seguinte: sem dúvida é mais fácil para a nossa evolução acreditarmos na lei de causa e efeito, que estamos colhendo o que plantamos e se não plantarmos nada nesta existência, não teremos o que colher na próxima. No entanto, acho que a lei da vida é muito maior que estes parafraseamentos e que pouco sabemos do nosso merecer. O que me dizem daqueles espíritos/pessoas que fizeram o bem por toda a vida e só sofreram? Cristo foi o maior deles, ele só plantou amor. Como contrapartida encontramos aquelas pessoas que só fazem plantar a discordia, o ódio, a inveja, a desunião, a corrupção e cada vez mais estão bem, nunca são punidas, progredindo, persuadindo...etc? Temos exemplo destes tipos em todos os seguimentos da nossa sociedade. E, daquelas crianças onde sequer ouve o desprendimento total com a vida espiritual e só fazem sofrer desde que nasceram? Que opção elas tiveram nesta vida? Vocês não acham que é muito fácil alegar que todas as nossas escolhas foram feitas em planos que não condizem com o que estamos? Se viemos para este plano evoluir espiritualmente (não tenho duvidas disto), independe da lei de causa e efeito, esta é simplesmente uma lei moral, cultural, imposta pela crença, para dirimir, delinear o bom e a boa condulta(o que não é errado, porém não é verdadeira). Pois, está provado, vemos a todos os instantes, absurdos e barbaridades acontecendo com quem não plantou isto para colher.

 


Bem irmãosinh(a), é justamente ai que a reencarnação vem explicar, justificar e mostrar que as aparentes injustiças que vemos ao nosso redor, tornam-se justiça considerando as inumeras vidas que vivemos.
Muitos irmãos que vemos arrastando carrinhos de madeira ladeira acima ladeira abaixo a fim de ganhar o seu pão do dia, são os mesmos que em vidas passadas dotados de poder material, politico etc. robubaram, usurparam, levaram naçõea a viver na fome na miséria e na guerra.
Quanto aos irmãos que só fazem o bem na vida e vivem no sofrimento, é preciso lembrar que todos os seres evoluem na bem mas o seu carma fica registrado no livro da sua existência, há irmãos que atingindo um grau de bondade e evolução moral, optam por receber de volta todos os carmas que ainda lhe pesa na consciência e então vem para o plano terreno ao mesmo tempo como missão de exemplo e solução das dividas derradeiras para ascender a mundos superiores.
Esses irmãosinhos da politica, da sociedade em geral, dotados de poder material em posição superior terrenas que fazem mal uso em detrimento do sfrimento do menos favorecidos, optaram por experienciar essa vida de posse material e estão adquirindo seus carmas, suas dividas com a lei universal e infelizmente, muitos deles levarão séculos ou milênios em luta de reparação nas vidas que lhes virão.
As crianças, não esqueça que são espiritos muitas vezes milenares que trazem todo um histórico de reencarnações, tomemos como exemplo nosso irmão de nome Sadam Hussen, imaginemos seu nascimento como criança com todo histórico de dor, fome e sofrimento que causou aos seus irmãos nesta ultima passagem pela vida material.

Seja como for, esta não é uma verdade absoluta, ela é a minha verdade até este momento porque vivo também no questionamento, cheguei até ela após 17 anos de vida na doutrina, de questionamento, discórdia, crédito, descrédito, comparativos com tudo o que me chegou e, a partir do ano 2000 em contato com a legião de espiritos amigos que atuam conosco nesta causa que abraçamos com amor e decisão.
Ela é a verdade que veio do meu interior de acordo com meu próprio bomsenso e não deve ser a verdade de outro, no máximo, um parâmetro, um comparativo.

A doutrina espirita kardecistsa, conforme os ensinamentos da própria espiritualidade, ensina que não devemos seguir cegamente, mas sempre questionando e aceitando apenas a nossa própria verdade. Fica na paz e na Luz.



Bom texto, explicado com simplicidade, mas de conteúdo profundo e esclarecedor. Servir-me-á de base para explanação que pretndo fazer. Obrigada


Estou neste mundo, considerando a média de vida material, há bastante tempo. Tive a oportunidade de, como diz Rui Barbosa, "ver triunfar a iniquidade, os  maus sobre os bons, a incompetência sobre a competência,que quando me olho no espelho, sinto vergonha de ser honesto". O sábio Rui, homem  de elevada cultura, apesar de seus triunfos pessoais conseguidos e negados a tanta gente  do seu nivel, disse a verdade. Costumamos dizer que, antigamente , a palavra era um documento de extremo valor. Que um fio de bigode tinha o valor de uma nota promissória. No entanto, nesta época, soubemos sobre o desabafo do homem que foi cognominado, com justiça, como o "Águia de Haia". Talvez nem estivesse falando de si mesmo,apesar de ter fracassado em sua tentativa de ser o presidente do Brasil. Ora, naquele tempo as eleições eram feitas "a bico de pena". Só assinava o livro das votações quem provasse possuir mais de cem mil réis depositados em um Banco.Negros, índios e mulheres não tinham direito a voto.  E Rui carregava a dura acusação de que era monarquista, embora civilista. Assim sendo , considero-me capaz de dizer que a justiça no nosso país é merecedora de críticas contundentes. Há poucos dias, assistimos estarrecidos um juiz  de reputação ilibada, dizer ao seu presidente do STF  acusações  de improbidade  e facciosismo  que estarrecereram  o povo brasileiro. Meu Deus! O STF! Estamos pois, longe da justiça terrena que Jesus nos ensinou. Continuamos  frágeis diante da tentação do suborno, da corrupção, da politicagem que, para sermos sinceros, nunca nos abandonou.  E vemos esta gente nos templos, especialmente em época de eleição, contritos na sua hipocrisia e objetivando enganar, mais uma vez, os infelizes eleitores. Reparem: são os piores que usam este recurso sórdido.  Certa vez, em uma cidade do inteiror, entreguei ao padre que era vigário e muito respeitado daquele pequena cidade recém-emancipada, um relatório  com provas contundentes contra a administração municipal. Pensei que não ia dar em nada. No Centro que eu ajudara a criar recebi o conselho de não mexer no vespeiro. Mas, este é o nosso dever de cristãos! Nunca  aceitar , passivamente, este tipo de atitude. Reagir! Nem que isto muito lhe custe! O vigário, para a minha surpresa, para me preservar não leu a carta mas, comentou sobre ela ítem por ítem. Palavra por palavra. O prefeito, presente, retirou-se da igreja jurando não mais voltar. Ninguém se incomodou.  Estavam todos estarrecidos.  Deveria ter havido por parte dos acusados uma reação de protesto, indignação, defesa. Não. Retiraram-se sem nada dizer. O fato repercutiu. Na região devassas foram feitas e muitos perderam os seus cargos públicos. Ninguém é capaz de resistir à indignação popular. Jesus investiu-se contra os mercadores do templo. Usavam a fé do povo para enriquecer. Isto acontece até hoje. Mas, Ele nos deu o exemplo. Sigamos! Esta ignomínia tem que acabar. Mesmo que já dure há 500 anos. Nunca é tarde. Quanto dinheiro destinado ao fim da miséria vai parar no paraisos fiscais  em contas ce corruptos? Isto não é público e notório? Adiante meu povo! Cristãos de todas as igrejas! Quem não for nada,ou de outra religião! É tempo de reagir pacíficamente mas, resolutamente.E Jesus estará ao nosso lado nesta contenda. Venceremos!


MARAVILHSOA ESTA MENSAGEM....

EU ACREDITO MUITO NA LEI DE 'CAUSA EFEITO'.....NINGUÉM ESCAPA DELA.

PODE DURAR VÁRIOS ANOS, MAS UM DIA SEJA NESTA OU EM OUTRAS VÁRIAS REENCARNAÇÕES, ACABA PAGANDO...

 

ELY JUNIOR -ITUIUTABA-G


Caros irmãos, a partir de 30/10/10 novo sistema de comentarios.

 
 [?] Visitas: 292575
Comentários: 42
Envio: 8 Mai 2006 21:53

Questão:
A prece repele o mal que nos desejam
A prece repele o mal que nos desejam
 [?] Visitas: 466295
Comentários: 127
Envio: 21 Fev 2006 15:20

Questão:
Cirurgia Espiritual
Cirurgia Espiritual
 [?] Visitas: 261037
Comentários: 2
Envio: 2003-11-23 22:34:19

Questão:
Vontades Terrenas
Vontades Terrenas
 [?] Visitas: 259120
Comentários: 18
Envio: 2003-10-19 10:33:32

Questão:
Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?
Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?
 [?] Visitas: 254484
Comentários: 15
Envio: 24 Fev 2006 17:27

Questão:
Pena de Morte
Pena de Morte
 [?] Visitas: 256916
Comentários: 5
Envio: 2003-12-21 21:48:43

Questão:
E para nós, onde Jesus nasceu?
E para nós, onde Jesus nasceu?
 [?] Visitas: 334018
Comentários: 90
Envio: 2003-11-09 18:28:01

Questão:
Prece à um Suicida
Prece à um Suicida
 [?] Visitas: 327667
Comentários: 65
Envio: 2003-10-09 21:20:01

Questão:
O que são e aonde estão as Colonias Espirituais?
O que são e aonde estão as Colonias Espirituais?
 [?] Visitas: 422644
Comentários: 118
Envio: 2003-05-29 20:59:50

Questão:
Medicina Espiritual
Medicina Espiritual